Quarta-feira , 23 Janeiro 2019
Home / Política / Todos os municípios da região de São João do Piauí estão em estado de emergência, decreto da defesa civil nacional

Todos os municípios da região de São João do Piauí estão em estado de emergência, decreto da defesa civil nacional

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Rawlow publicou na última sexta-feira, 28 de dezembro, decreto reconhecendo emergência em mais 45 municípios do Piauí. Com os documentos validados pelo Governo Federal, cresce para 66 o número de municípios em emergência por conta da seca ou estiagem no Estado.

Os municípios de Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, João Costa, Pedro laurentino, Nova Santa Rita, lagoa do Barro do Piauí, Simplício Mendes e São João do Piaui estão na relação.

Através do senador Ciro Nogueira, foram garantidos R$ 9 milhões para Operação Carro Pipa nesta sexta-feira (28/12).

O pedido se explica pelo fato de que o reconhecimento possibilita a ampliação dos projetos de assistência, viabilizando uma melhor qualidade de vida à população que sofre com a estiagem. O reconhecimento do estado de emergência ou situação de calamidade pública pode ser tomado depois de um desastre, resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem sobre um ecossistema vulnerável, causando grave perturbação no funcionamento de uma comunidade ou sociedade, envolvendo extensivas perdas e danos humanos, sociais, econômicos ou ambientais, que excede a sua capacidade de lidar com o problema usando recursos próprios.

 

Veja também

Eleição da APPM está marcada para 18 de dezembro

Foi publicada no Diário Oficial dos Municípios o edital de convocação para a Assembleia Geral …