Domingo , 18 Novembro 2018
Home / Destaque / Representantes da Prefeitura de São João do Piauí participaram em Teresina do I Encontro Piauiense pela prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

Representantes da Prefeitura de São João do Piauí participaram em Teresina do I Encontro Piauiense pela prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

Foi realizado na terça-feira (06), em Teresina o I Encontro Piauiense de Adolescentes pela prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil . O evento contou com a participação de 200 pessoas, 43 Municípios sendo no total 111 adolescentes. São João foi representado pela secretária de Desenvolvimento Social, Viviane Moura, a coordenadora do Redesenho do PETI, Lucélia Lacerda e a assistente administrativa do programa, Ediléia e pelas adolescentes Larissa e Rayla assistidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social, SCFV ( Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e AEPETI ( Ações Estratégicas de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, através do Redesenho do PETI.

As Adolescente participaram de oficinas e elaboração propostas de ações de prevenção e erradicação do Trabalho Infantil a serem articuladas por elas e desenvolvidas no Município.

No final do encontro foram eleitos dois comitês, sendo um municipal (de Teresina) e ou estadual.

O COMAPETI Teresina, foi composto de 28 crianças e adolescentes da Capital e e CEAPETI Piaui, com 31 membros. No caso do comitê estadual as vagas foram disputadas por 55 adolescentes interessados em integrar o colegiado, dos quais 31 ficaram com titulares e 24 como suplentes.

O EAPEPETI foi uma iniciativa conjunta do Comitê Nacional de Adolescentes e Jovens pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti), do Programa de Educação pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Peteca) e do Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT/PI).

Momento de conhecimentos, participação e trocas de experiências.

Durante o encontro gestores e representantes da Prefeitura Municipal de São João do Piauí se comprometeram a potencializar as ações de combate infantil no município.

O trabalho infantil é um grave problema que assola as famílias humildes dos municípios piauienses perpetuando o ciclo de pobreza.

Na infância a criança e o adolescentes deixam de estudar para ajudar as famílias, na idade adulta por falta de escolaridade e instrução passam a atuar em subemprego e na velhice por consequência as dificuldades se perpetuam nas condições de vida dos nossos idosos.

Ao longo do mês de junho ( 12 de Junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil) a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania estarão realizando blitz educativas, reuniões intersetoriais, programas de rádios e outras atividades de combate ao trabalho infantil.

Convidamos a todos os sanjoanenses para combater o trabalho infantil, incentivar educação de qualidade, manter seus filhos na escola ou ainda procurar as secretarias municipais para maiores informações, esclarecimentos e apoio.

Veja também

Veiculo que serve a força tática passou por uma revisão mecânica completa e ganhou uma nova plotagem para operação em SJPI

O veiculo que serve a força tática em São João do Piauí passou por uma …