Sábado , 23 Junho 2018
Home / Destaque / Prefeito de Lagoa do Barro recebeu Governador e autoridades em inauguração no município

Prefeito de Lagoa do Barro recebeu Governador e autoridades em inauguração no município

O Governador do Piauí, Wellington Dias, juntamente com os Deputados Estaduais, Ziza Carvalho, Liziê Coelho, com o Secretário de Minério do Piauí, Aloisio Coelho, e com os prefeitos de Queimada Nova, Raimundo Júlio, de Lagoa do Barro, Gilson Nunes, São João do Piauí, Gil Carlos e de Capitão Gervásio, Gabriela, juntamente com Diretores da Atlentic Energias Renováveis, participou nesta sexta-feira (06), no município de Lago do Barro-PI, do ato inaugural das instalações do local onde vai ocorrer a fabricação de torres eólicas para os parques do município.

A empresa que está se instalando em Lago do Barro, e será responsável pela fabricação dos equipamentos, é a Nordex Acciona que atua em mais de 40 países da Europa e está agora no Brasil para a fabricação dos equipamentos de montagem dos parques eólicos da região.

A Nordex Acciona irá fabricar as Torres Eólicas e fornecer os equipamentos necessários para serem usados nos parques eólicos do Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia. Segundo o diretor de venda da Nordex, a empresa tem uma projeção de se instalar no município de Lagoa do Barro com uma duração no local de aproximadamente 5 anos, onde irá atender todos os parques eólicos do Nordeste, já que antes as montagens das torres eram feitas no Sul do País, passando agora a ser no Piauí, no município de Lagoa do Barro.

O Governador Wellington Dias realizou a visita técnica para poder conhecer o local que irá abrigar toda a estrutura das montagens das torres. A fábrica tem uma expectativa de gerar aproximadamente 500 empregos diretos, vinculados as atividades da empresa no município, gerando benefícios para muitos piauienses.

Uma das especialidades da empresa é a fabricação de torres de até 137 metros, e a Nordex Acciona terá como principal cliente a Atlantic Energias Renováveis, que está instalando o parque eólico em Lago do Barro-PI, e que terá cerca de 78 torres. O Diretor de vendas da empresa Nordex Acciona destacou ainda que a uma projeção de haver a instalação de uma segunda fábrica no município de Queimada Nova-PI.

Os investimentos para os parques eólicos são de cerca de R$ 1 bilhão e 200 milhões de reais, capital estrangeiro da Atlantic e também da empresa Nordax Acciona, e participação de capitais brasileiros como do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

O Governador Wellington Dias frisou sobre a potencialidade da empresa e a previsão de início das atividades no município. “Estamos aqui onde está sendo trabalhado a fabrica da Acciona, é uma fabrica que é uma parte principal, que é onde se tem todos os equipamento das torres feitos, e a previsão é que em maio a gente já entre as atividades aqui, começo de Julho já ter as condições de ter a indústria da fabrica de torres de Lago do Barro, uma das mais modernas do Brasil, e aqui será feita a montagem, isso tudo com o grupo Atlantic que tem capital Brasileiro, Inglês, Espanhol, para produzir torres nesse primeiro momento, já que outros parques virão”, destacou.

Wellington Dias relatou ainda que a fábrica trará benefícios para os municípios da região, alavancando a econômica do estado. “Então para quem conhece Lagoa do Barro, quem conhece o sertão do Piauí aqui nessa região, será uma mudança extraordinária, hotéis, postos de gasolina, gerando empregos, gerando renda que é o principal, e vim aqui fazer essa visita e agradecer, porque é algo muito importante para a economia do Piauí, o estado vem crescendo em varias áreas, e uma delas é energia limpa, eólica e solar”, finalizou.

O prefeito de Lago do Barro, Gilson Nunes (PDT), agradeceu o esforço do Governador para trazer a fábrica para Lagoa do Barro, destacando que será uma maneira de trazer mais desenvolvimento para os municípios da região.

“Sou testemunha do esforço que o Governador Wellington fez para que esta fábrica quebrasse várias barreiras e estivesse no nosso município, e temos que agradecer, porque esse empreendimento é um caminho para o desenvolvimento de Lagoa do Barro, de Queimada Nova, da região e de todo estado do Piauí, e isso nos alegra muito de nosso município sediar esse empreendimento”, afirmou.

Imagens e informações: Piaui em Foco

Veja também

Prefeito Maninho comanda a abertura da 6ª Expofeira e 5ª expoleite em Coronel José Dias, (PI).

Aconteceu nesta sexta feira (22), a abertura da 6ª expofeira e 5ª expoleite na cidade …