Sábado , 20 Abril 2019
Home / Política / Prefeito Gilson Nunes Participou no palácio de Karnak de importante reunião sobre instalação de fábrica em Lagoa do Barro

Prefeito Gilson Nunes Participou no palácio de Karnak de importante reunião sobre instalação de fábrica em Lagoa do Barro

O prefeito de Lagoa do Barro do Piauí, Gilson Nunes, deu a noticia no inicio da noite desta segunda-feira (19), da instalação de uma fábrica de componentes para torres de energia eólica no município. O prefeito colocou: “Participei hoje no Palácio de Karnak de reunião com representantes da empresa Rutten, que planeja a instalação de uma fábrica de componentes para torres de energia eólica, especialmente cabos de aço, em Lagoa do Barro. A empresa é especializada em soluções técnicas aplicadas na engenharia civil e tem participado de grandes obras no Brasil.” Disse o prefeito

NOTA DO GOVERNO

O secretário estadual de Governo, Merlong Solano, recebeu, nesta segunda-feira (18), no Palácio de Karnak, representantes da empresa Rutten, que planeja a instalação de uma fábrica de componentes para torres de energia eólica, especialmente cabos de aço, em Lagoa do Barro do Piauí, município localizado a cerca de 500 km da capital. A empresa é especializada em soluções técnicas aplicadas na engenharia civil e tem participado de grandes obras no Brasil, como a da Ponte Estaiada de Teresina e Estádio Mané Garrincha.

“Em nome do governador Wellington Dias, manifestei aos diretores da empresa todo interesse do Piauí nessa parceria. É um passo a mais na expansão do estado no setor de energias renováveis. Temos um potencial natural em termos de ventos e de sol e esse potencial foi enxergado pelas empresas, que começaram a implantar seus empreendimentos no Piauí, mas trazendo sempre os componentes de fora. Nós já temos uma fábrica de torres e agora vamos ter a oportunidade de implantar uma fábrica dos demais componentes”, destacou Merlong Solano.

O diretor de Novos Negócios da Rutten, Thomas Toutin, explicou que a empresa pretende atender as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a partir da fábrica instalada no Piauí, e as regiões Sudeste e Sul a partir de uma unidade em São Paulo. “Escolhemos o Piauí por todo desenvolvimento que temos visto recentemente e contar com o apoio do Governo do Estado é essencial, essa reciprocidade, para que esse sonho possa se tornar realidade”, frisou o diretor.

Lagoa do Barro do Piauí
O volume de investimentos a ser feito pela Rutten no Piauí está em fase de análise, a partir do estudo do terreno onde será construída a fábrica, do maquinário e número de empregos gerados. O prefeito de Lagoa do Barro, Gilson Nunes, acompanhou a reunião e manifestou grandes expectativas em relação ao projeto para o município.

“O nosso município hoje tem o parque eólico em fase de conclusão, pertencente à Atlantic Energias Renováveis. Temos também a fábrica Nordex Acciona, que fabrica elementos para a construção de turbinas. Temos iniciando agora o Parque Lagoa dos Ventos, que é ainda maior. A produção de energia eólica está se expandindo a cada dia no nosso município. Além da Nordex Acciona, teremos a fábrica Rutten, que apresentou hoje a sua visão, os seus produtos, demonstrou para todos como funciona e que o Estado só tem a ganhar com a sua instalação”, pontuou Gilson Nunes.

A reunião contou com a presença de diretores técnicos e comerciais da Rutten, além de gestores das secretarias de Planejamento, Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Instituto de Terras do Piauí; Junta Comercial; e representantes da Associação Industrial do Piauí e Associação Piauiense de Municípios.

Autoria: Cristal Sá

Veja também

AIME contra prefeito Gil Carlos é suspensa após pedido de vistas, votação estava 4×1 a favor do arquivamento da ação.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) colocou na pauta para o dia 25, sexta-feira,  …