Terça-feira , 19 Março 2019
Home / Municipios / Prefeito Gil Carlos lança nesta segunda-feira (25), o curso “Portas Abertas” Acesse aqui o convite e conheça o curso.

Prefeito Gil Carlos lança nesta segunda-feira (25), o curso “Portas Abertas” Acesse aqui o convite e conheça o curso.

O prefeito de São João do Piauí, dr Gil Carlos Modesto Alves, lança nesta segunda-feira (25), o Curso “Portas Abertas”, a solenidade acontece no Centro Cultural Ministro Petrônio Portela (Prédio da Secretaria Municipal de Educação). Veja abaixo o convite e detalhes sobre o curso.

CURSO PORTAS ABERTAS PARA A INCLUSÃO

Sobre o projeto

Educadores e outros interessados na inclusão escolar de estudantes com deficiência já encontram um espaço de formação online sobre o tema. Trata-se da versão a distância (EAD) do Portas abertas para a inclusão, curso de educação física inclusiva desenvolvido pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) em parceria com o UNICEF Brasil e a Fundação FC Barcelona. O curso é totalmente gratuito, conta com emissão de atestado e não exige pré-requisitos, nem a presença física em aulas.

Com 40h de duração, o Portas abertas EAD é composto por textos e vídeo aulas sobre a teoria e a prática da educação inclusiva. Apesar de ter como foco a educação física, o curso aborda diversos temas da inclusão escolar no Brasil, como histórico e legislação, acessibilidades e práticas inclusivas. Por isso, pode ser cursado por professores de todas disciplinas, gestores escolares, familiares e demais interessados em inclusão de pessoas com deficiência na escola.

Os sete módulos que compõe o curso são independentes. Isto é, cada participante decide em que ordem estudar e em quanto tempo. Ao final, são oferecidas orientações metodológicas para o desenvolvimento de um projeto de intervenção. Cumpridas todas as etapas, o IRM emite um atestado de participação.

O Portas abertas EAD é totalmente acessível e conta com recursos de Língua brasileira de sinais (Libras), legendas e áudio descrição.
Para fazer o cadastro e entrar no curso, o professor deve acessar: http://portasabertasparainclusao.org/ead/login/

MODO DE SE INSCREVER
 Entra na plataforma, via o link;
 Faz o cadastro;
 O acesso se dá com CPF e senha cadastrado;
 Inicia os módulos;
 Concluindo, o IRM emite o certificado de participação.

A iniciativa nasceu de uma parceria entre o Instituto Rodrigo Mendes (IRM), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Fundação FC Barcelona (FCB), e começou em 2012 com o objetivo de formar educadores de diversas regiões do Brasil para apoiar a promoção da inclusão escolar de meninas e meninos com deficiência por meio de práticas esportivas seguras.

Em 2016, o projeto agregou mais um município às 15 cidades participantes, Belford Roxo, no Rio de Janeiro, por meio de um convênio entre o UNICEF e o Ministério dos Esportes. Assim, em 2016, mais de 43 mil alunos, professores, gestores, familiares, entre outras pessoas envolvidas, foram diretamente beneficiados pelos projetos locais de intervenção, criados e implementados em 16 cidades pelos cursistas do “Portas abertas”.

Um dos resultados do projeto são as publicações desenvolvidas com a finalidade de compartilhar o conhecimento nos âmbitos nacional e internacional. São eles o Relatório de impactos e a Coletânea de práticas, disponíveis em formatos PDF e HTML, e vídeos no canal IRM no Youtube Site externo que complementam e detalham experiências e seus pontos mais importantes, apresentando as atividades desenvolvidas em algumas das cidades visitadas.

OBJETIVO GERAL DO PROJETO: Apoiar redes públicas de ensino do Brasil para a garantia de acesso, permanência, aprendizagem e conclusão do ensino de crianças e adolescentes com deficiência, transtornos do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação no ensino fundamental e infantil, por meio da prática esportiva segura e inclusiva.

PARTICIPE!! Um mundo melhor para cada criança e adolescente.

Realização Local
Secretaria Municipal de Educação
Apoio
Prefeitura Municipal de São João do Piauí

Veja também

Procurador Eleitoral emite parecer opinando pela cassação do prefeito Gutemberg Moura (Gutim), do Município de Paes Landim

O procurador regional eleitoral Patrício Noé da Fonseca emitiu parecer opinando pela manutenção da sentença …