Domingo , 18 Novembro 2018
Home / Destaque / Piauí recebe proposta e pode receber venezuelanos em busca de empregos.

Piauí recebe proposta e pode receber venezuelanos em busca de empregos.

Equipe do Governo do Piauí em Brasília recebeu, nessa quinta-feira (08), representantes da Organização Internacional para Migrações (OIM) – Agência das Nações Unidas, na Superintendência de Representação do Estado (Surpi) para discutir proposta que faz parte do projeto de interiorização de venezuelanos no Brasil, que tem o objetivo de receber e integrar pessoas vindas do país vizinho por condições econômicas, laborais, sociais, entre outras.

A proposta de interiorização do governo federal é conduzida por um subcomitê que envolve ministérios e agências das Nações Unidas. Segundo o assistente de projetos da OIM, Guilherme Otero, “a ideia é expandir as oportunidades locais para a interiorização dos venezuelanos que estão atualmente em Boa Vista e Pacaraima (cidades do estado de Roraima) e abrir mais essa frente, seja com abrigo, seja com trabalho, no estado do Piauí”.

Guilherme Otero diz ainda que, a partir do diálogo, busca-se a avaliação das possibilidades de integração e oportunidades para essas famílias, na tentativa de “desafogar um pouco o estado de Roraima, que está bastante sobrecarregado. Atualmente, cerca de 2.900 pessoas já foram deslocadas e o governo gostaria de, até o fim deste ano, chegar a 3.200. Essa é a meta”. Por isso a proposta apresentada ao Piauí para reunir-se a outros estados.

O superintendente de Representação do Piauí em Brasília, Roberto John, representando o governador Wellington Dias, recebeu a proposta que será transmitida ao governador e à Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc) para análise. “Vamos ver a nossa capacidade de suporte do ponto de vista da recepção e os nichos de possibilidade de ocupação, seja no agronegócio, seja na mineração, empresas ou serviços”, afirma o superintendente, que acredita que, com a qualificação mais detalhada de cada uma dessas pessoas, será mais viável a avaliação das áreas mais adequadas para absorvê-las. Para Roberto John, além da relevância humanitária da ação, o estado do Piauí pode ganhar com as novas experiências trazidas em áreas variadas.

180 Graus

Veja também

Radialista está preso em Simplício Mendes acusado de estelionato, preso em flagrante.

Foi preso, na tarde do dia 13/11/18, e transferido da Delegacia Regional de Paulistana para …