Terça-feira , 17 Julho 2018
Home / Destaque / Paróquia de São João Batista celebrou a missa do galo

Paróquia de São João Batista celebrou a missa do galo

Na noite deste domingo (24/12), foi celebrada pelos Padres Francisco Borges e Lourival , na Paroquia de São João Batista (Igreja Matriz) em São João do Piuí, a tradicional Missa do Galo. Neste ano, a missa foi antecipada para às 20:00 horas, por questões de conforto e comemorações em família.

Segundo informações de alguns fieis, o adiantamento no início da missa proporciona um horário mais acessível aos fiéis que moram mais afastados do perímetro urbano e precisam se deslocarem de suas comunidades para a cidade.

Para celebrar o nascimento de Jesus, a Missa do Galo foi instituída no século V, rezada à meia-noite do dia 24 de dezembro, tendo recebido tal nome por se dizer que na hora da celebração da Eucaristia, um galo cantou fortemente anunciando a vinda do Messias.

A igreja católica realiza essa missa desde o ano 330 depois de Cristo, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, na Itália, e o galo a concebe por representar vigilância, fidelidade e testemunho cristão. Nessa época, a comunidade se reúne para participar das celebrações nas paróquias da cidade.

Fotos: Francisco Borges de Sousa

Veja também

Mais uma casa de taipa trocada por uma de alvenaria para combate ao barbeiro é entregue em João Costa

Mais uma casa do programa que troca as casas de taipa por de alvenaria foi …