Domingo , 18 Novembro 2018
Home / Destaque / O presidente da APPM, Gil Carlos, afirma que a seca atinge 60 cidades do estado.

O presidente da APPM, Gil Carlos, afirma que a seca atinge 60 cidades do estado.

O presidente da APPM, Gil Carlos, afirmou que a seca atinge 60 cidades do estado. “Hoje a situação é crítica nesses municípios e a gente tenta com a estrutura que existe em cada município, a Defesa Civil e a Operação Carro Pipa garantir água para consumo humano” pontuou.

43 municípios decretaram situação de emergência por conta da estiagem, mas muitos não estão recebendo ajuda só chega em 26 cidades. De acordo com a Defesa Civil, as cidades não estão recebendo suporte devido a uma dificuldade das prefeituras em utilizar o sistema para solicitação de recursos do Governo Federal.

“Desde 2012, o Governo Federal mudou a sistemática da questão do reconhecimento federal e da solicitação de emergência. Hoje existe um sistema que desde a solicitação do reconhecimento da emergência até a solicitação dos recursos deve ser feito geral por este sistema. Muitos municípios enfrentem dificuldades de usar o sistema inclusive do carro pipa feita pelo exercito nas zonas rurais”, explicou o secretário da Defesa Civil, Raimundo Coelho.

Segundo o secretário, a burocracia existe por uma questão de melhor organização e acesso maior as informações junto ao Governo Federal. “É também uma questão de controle de transparência. Hoje nós atendemos 40 municípios, mas a gente percebe as dificuldades do Exército porque os municípios tem que se manifestar e comprovar realmente a situação da emergência. Os órgãos de controle exigem isso”, afirmou Raimundo Coelho.

A Defesa Civil solicitou, junto ao Ministério da Integração, a capacitação para coordenadores municipais de Defesa Civil, que será realizada junto com a Associação Piauiense de Municípios (APPM) para ajudar os municípios que mais são atingidos todos os anos na parte de enchentes na região Norte como parte de estiagem na região Sul do Piauí.

“Nós como Defesa Civil temos que trabalhar com duas frentes seja como prevenção com construção de adutoras e barragens e a própria cisterna e segunda é a questão da ajuda emergencial que primeiro é carro pipa e agora vamos retomar a distribuição de filtros que ajudam a melhora qualidade da água da cisterna que ajuda a tirar alguma impureza”, disse o secretário de Defesa Civil.

Conforme o tenente-coronel Francisco Nixon, comandante do 25º BC, responsável pela Operação Carro Pipa em 27 municípios, a ordem de suspensão da distribuição partiu do Governo Federal.

“Recebemos a ordem do Ministério da Integração para interromper a operação em vários municípios que estavam com o decreto vencido. Alguns estão retornando de forma que para novembro nós temos 27 municípios já atualizados”, explicou.

O comandante afirmou que o fornecimento será retomado assim que houver determinação por parte do Ministério da Integração Nacional.

G1

 

 

Veja também

Radialista está preso em Simplício Mendes acusado de estelionato, preso em flagrante.

Foi preso, na tarde do dia 13/11/18, e transferido da Delegacia Regional de Paulistana para …