Sábado , 20 Abril 2019
Home / Municipios / Município de Coronel José Dias está entre os primeiros em transparência no Piauí, diz MPF

Município de Coronel José Dias está entre os primeiros em transparência no Piauí, diz MPF

O Índice Nacional de Transparência foi divulgado neste domingo (7/4), pelo MPF. Quatro municípios da região de São Raimundo Nonato ficaram entre os 10 primeiros da lista.

A divulgação dos números coincide com o Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado neste domingo (7). O objetivo do projeto é estimular a clareza nas contas públicas para fortalecer a participação social no controle das receitas e despesas.

Para o prefeito Raimundo Alves Filho, o resultado positivo para Piracuruca reflete a organização na gestão dos recursos públicos. “Informar com transparência os gastos com o dinheiro público é uma obrigação de todos os gestores. Ficamos contentes com o bom desempenho de Piracuruca, o município mais transparente do Piauí, segundo o Ministério Público Federal”, considera.

A avaliação dos municípios foi baseada na Ação MPF nº 4/2015, da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que considerou as principais exigências legais e boas práticas de transparência: informações sobre transparência na internet; ferramenta de pesquisa para o acesso às informações; receitas; despesas; íntegra de editais de licitação e seus resultados; prestação de contas; gravação de relatórios em diversos formatos; possibilidade de entrega de pedido presencial; pedido em formato eletrônico; acompanhamento das solicitações; estrutura organizacional; endereços, telefone e horários de atendimento; remuneração individualizada de servidores; diárias e passagens.

Completam a lista de municípios avaliados: Cabeceiras (10);Esperantina (10,0); Paes Landim(10); Parnaíba(10); São Lourenço do Piauí(10); Anisio de Abreu( 9,8); Bela Vista do Piauí(9,8); Bonfim do Piauí(9,8); Cocal de Telha(9,7);Júlio Borges(9,60); Bom Jesus(9,5);Pedro II(9,5); Coronel José Dias(9,40); Buriti dos Montes(9,30) e Antonio Almeida (9,2).

Veja também

Ponto de cultura será reativado no município de Capitão Gervásio Oliveira

A Prefeitura Municipal de Capitão Gervásio Oliveira através da secretaria de cultura realizou na noite …