Sábado , 20 Abril 2019
Home / Destaque / MP apura denúncia de assédio sexual envolvendo professores do IFPI na capital e no interior

MP apura denúncia de assédio sexual envolvendo professores do IFPI na capital e no interior

O Ministério Público do Piauí está apurando denúncias de estudantes do Instituto Federal do Piauí envolvendo professores da instituição. Segundo informações do promotor Francisco de Jesus Lima, o MP-PI recebeu denúncias sigilosas sobre supostas práticas de crimes como assédio sexual e importunação sexual tendo como vítimas alunas do IFPI.

Em entrevista ao O DIA, o promotor esclareceu que os crimes teriam supostamente sido cometidos nos campi de Teresina e em alguns situados no interior do Estado. Com medo de retaliações e de sofrerem exposição, as vítimas solicitaram que as suas identidades fossem mantidas em sigilo. Segundo o promotor, há a suspeita de que mais de um professor possa estar envolvido nos casos.

“Nós assumimos a titularidade das denúncias, instauramos o que nós chamamos de notícias de fato e determinamos ao reitor para que ele encaminhasse para nós todo e qualquer procedimento que tenha sido instaurado para apurar constrangimento ilegal, assédio sexual e importunação sexual dentro da instituição”, informou o promotor.

Além disso, o promotor Francisco de Jesus afirma que os promotores de municípios do estado que possuem campi instalados do IFPI também foram comunicados sobre as notícias de fato e devem apurar se existem novos casos em seus respectivos municípios. Ao todo, o IFPI possui 19 campi instalados no Piauí.

Ainda de acordo com o promotor, as denúncias das vítimas possuem fortes indícios que reforçam a veracidade dos fatos e possuem uma coerência narrativa. “Caso seja comprovado, nós iremos instaurar o procedimento de investigação criminal para com isso responsabilizá-los criminalmente. Além disso, o IFPI será compelido a adotar a responsabilidade administrativa”, destaca.

A reportagem do O DIA entrou em contato com o IFPI para solicitar esclarecimentos sobre a denúncia, mas até o fechamento desta matéria a instituição não se manifestou sobre o ocorrido.

Por: Nathalia Amaral do Portal O Dia

Veja também

Secretário estadual de Saúde se reúne com secretários municipais, prefeitos e diretores de hospitais em SRN

Foi realizada no município de São Raimundo Nonato -PI uma reunião da CIR , com …