Quarta-feira , 23 Janeiro 2019
Home / Destaque / Mesmo após poucas chuvas besouros invadem cidades da nossa região, saiba o que eles podem causar.

Mesmo após poucas chuvas besouros invadem cidades da nossa região, saiba o que eles podem causar.

Eles voltaram, e com tudo, principalmente após chuvas, que mesmo sendo poucas trazem esse incômodo bichinho, que assusta e deixa casas, ruas, comércios, praças, tudo preto devido a grande quantidade dos mesmos.

Em São João não poderia ser diferente, e a cidade de São Raimundo Nonato está passando por uma infestação de besouros que vem assustando as pessoas. Segundo moradores, os insetos surgiram após uma chuva que caiu sobre a cidade, desde então eles estão tomando o município.

Segundo denúncias feitas por moradores do local, a cidade está tomada pelos insetos, seja nas ruas, na universidade e até academias; “São encontrados na cidade inteira. Na universidade que trabalho, no prédio, na academia”, disse Éverton Leandro de França Ferreira, professor de química da Univasf.

A situação está tão crítica, que alguns moradores compararam o caso com as famosas “Pragas do Egito”; “Lá na cidade de São Raimundo Nonato está tendo tipo uma praga, sempre nessa época tem uma praga de tipo um besouro, o pessoal está reclamando bastante, já vi muitos stories, tipo uma praga”, disse um morador.

De acordo com a bióloga Roseane Souza, os insetos surgem geralmente no período chuvoso; “São insetos, geralmente da família Scarabaeidae, que no início do período chuvoso e no seu estágio adulto saem à procura de parceiros para reprodução. Eles são atraídos pela luz. Então um meio de evitá-los é apagar as luzes”, disse Rosene.

“Algumas espécies podem liberar uma toxina que pode irritar a pele. Mas a minoria faz isso, essa toxina não é para defesa. É um feromônio que atrai as fêmeas”, complementa a bióloga.

As fotos da infestação impressiona em São Raimundo Nonato, deixando enormes manchas negras ao longo da cidade.

Fonte: 180 Graus

Veja também

Moderna reforma e ampliação do prédio da Biblioteca Municipal está quase pronto.

Com a frase ” Mais obras pra você!” a placa anuncia a reforma a ampliação …