Sábado , 23 Junho 2018
Home / Municipios / Jovem veio a óbito em São João por falta de tratamento de radioterapia, a mesma estava na fila de espera do SUS. Irmã revoltada faz desabafo.

Jovem veio a óbito em São João por falta de tratamento de radioterapia, a mesma estava na fila de espera do SUS. Irmã revoltada faz desabafo.

No dia 03 de maio de 2018 a senhora Anésia Braz fez um desabafo pela sua rede social facebook, o desabafo de uma irmã que via a cada dia a vida de sua irmã se esvair por falta de um tratamento, citava que a mesma estava morrendo a míngua, sem poder ter acesso a um tratamento, em uma fila do SUS, esperando se chamada para fazer o tratamento de radioterapia ( O tratamento radioterápico é geralmente administrado como uma série de tratamentos individuais, liberando uma pequena dose de radiação por dia ao longo de várias semanas, para matar o tumor cancerígeno).

Anésia fez um relato do que muitas famílias hoje passam na maligna fila do SUS esperando uma vaga para um tratamento, a mesma citava políticos que nada fazem para mudar essa realidade cruel que passa o país.

No dia 15 de maio de 2018, 12 após a desesperada postagem em busca de ajuda, a sua irmã querida Maria Auxiliadora Braz da Silva, a Cici, como era carinhosamente conhecida veio a óbito aqui em São João do Piaui. Morreu esperando um tratamento que nunca chegou, esperando um telefonema do Hospital que nunca veio. Restava a Anésia convidar aos amigos para o funeral de sua irmã que como ela denunciou; morreu ” a Míngua”.

Quando o oncologista decide pelo tratamento com radioterapia, o mesmo da o encaminhamento para outro setor que pega e coloca uma fila de espera pelo SUS. O paciente espera um ligação desse setor para começar esse tratamento a base de radiação, Cici e sua família nunca receberam essa ligação. O tratamento particular é caríssimo, diversas famílias não tem condições de pagar.

A nossa reportagem já tinha conhecimento do caso de Cici, ao falarmos com Anesia ela nos colocou ” É muito triste essa falta de respeito com o ser humano, minha irmã morreu na fila do SUS, esperando para fazer um tratamento de radioterapia. Muita falta de humanidade. Nojo desses políticos bandidos que só sabem roubarem e não fazem nada pela saúde dos pobres” Disse Anesia.

Milhões são desviados em obras públicas, milhões são pagos em propinas, milhões são encontrados em caixa de papelão, e aqui no sertão nordestino uma pessoa dócil, boa, que nunca fez mal a alguém na vida, morreu por falta de um tratamento médico.

Antes que nos critiquem, essa matéria foi plenamente pedida e autorizada pela senhora Anesia Brás e denuncia o que não podemos mais aceitar que aconteça na nossa cidade, alguma coisa tem que ser feita, alguma providencia tem que ser tomada. Nossos pêsame a família, queríamos poder aqui dizer que isso não mais vai acontecer, mais a fila do SUS continua, e pessoas morrendo todos os dias, esperando um telefonema que nunca vem.

 

Veja também

Ministério lança edital para construir 2,5 mil cisternas no Piauí, município de São João esta incluído

Diante de termo de colaboração firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o …