Sábado , 23 Junho 2018
Home / Municipios / “Estamos vivendo um surto de H1N1” diz secretário de saúde do estado. 62 pessoas com a doença.

“Estamos vivendo um surto de H1N1” diz secretário de saúde do estado. 62 pessoas com a doença.

A população do Piauí está vivendo um momento de pânico em relação ao vírus da gripe H1N1. Segundo dados da Fundação Municipal de Saúde foram registrados quatro mortes causadas e 62 casos de pessoas acometidas. “Nós estamos vivendo um surto da doença e não uma epidemia”, esclarece Florentino Neto.

De acordo com o secretário, o Piauí ainda está aguardando o Ministério da Saúde enviar mais lotes de vacina residual. “A questão é que o fornecedor das vacinas não tinha toda a quantidade para distribuição, então o Ministério da Saúde dividiu em sete lotes, ainda faltam receber dois deles. Mas já foram distribuídas 500 mil doses em todo o Piauí, sendo 213 mil só em Teresina”, explica.

Florentino explica que o Ministério da Saúde é responsável em adquirir as vacinas, a Secretaria de Saúde do Estado faz a logística de distribuição e a Fundação Municipal compete à administração das vacinas. “A aplicação da vacina cabe aos profissionais de saúde do município, então se a Unidade Básica de Saúde não tiver a vacina eu oriento a pessoa aguardar ou dialogar com admiração da UBS para pegar mais informações, pois a meta é que até dia 1 de junho todo o público alvo receba a vacina”.

Fonte: Portal AZ

Veja também

Ministério lança edital para construir 2,5 mil cisternas no Piauí, município de São João esta incluído

Diante de termo de colaboração firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o …