Terça-feira , 19 Fevereiro 2019
Home / Municipios / Com ‘Operação Carro-Pipa’ suspensa, piauienses são obrigados a beber água com fezes em SRN

Com ‘Operação Carro-Pipa’ suspensa, piauienses são obrigados a beber água com fezes em SRN

Moradores da Zona Rural da cidade de São Raimundo Notado são obrigados a utilizar água imprópria para o consumo humano após a operação ‘carro-pipa’ ter sido suspensa em localidades do município. Uma reportagem da TV Clube mostrou que algumas famílias são impelidas a terem em casa água que é retirada de locais onde animais defecam e urinam.

Um dos relatos colhidos pela reportagem foi o da dona de casa Edileide Oliveira, que caminha mais de 2 km para chegar a um pequeno açude, onde animais fazem as necessidades e bebem da mesma água.

“É horrível, mas se não tem outra, é o jeito, o jeito que tem é beber junto com eles. Mijo de animal, às vezes menino mexe também, essa água tem um pó muito horrível”, disse.

A mesma situação é compartilhada por milhares de moradores não só dessa cidade, mas de dezenas de  municípios que convivem com o problema da seca e sem nenhuma atenção do poder público.

Vitorino Tavares, diretor da Defesa Civil no estado, disse á reportagem que o órgão não pode atuar na Zona Rural dos municípios e que a operação foi interrompida por falta de pedido a contento e decreto.

“A Defesa Civil do estado está legalmente autorizada a trabalhar somente nas zonas urbanas desses municípios em situação de emergência. Em casos extremos nó iremos atender, mas não é hoje nosso propósito. Nosso propósito é fazer com que legalmente, junto com os municípios se restabeleça o atendimento com carro-pipa na Zona Rural, que é feita pelo Exército”, disse.

“Houve essa interrupção por conta da falta de decreto, da falta de pedido a contento e por conta disso alguns municípios estão sem operação carro-pipa do Exército. Todavia, esse trabalho está sendo feito, para que o recadastramento seja feito e haja operação em novos municípios atendidos pelo Governo Federal”, completou.

180 Graus

Veja também

Veja aqui as unidades escolares nos municípios que tem vagas na região de SJPI para Educação de Jovens e Adultos

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está com matrículas abertas para a Educação de …