Terça-feira , 22 Maio 2018
Home / Política / Briga política é a maior causa de conflitos entre pessoas nas redes sociais

Briga política é a maior causa de conflitos entre pessoas nas redes sociais

A grande polarização política nacional que leva pessoas a brigarem em grupos de WhatsApp, a desfazerem amizade no Facebook e divide o Brasil há dois anos não é uma questão só local. Opinião política diferente é onde há mais tensão em países do mundo todo, segundo pesquisa da Ipsos realizada em 27 países, incluindo o Brasil.

Ao todo, foram ouvidas cerca de 20 mil pessoas. Pelo menos 44% dos entrevistados escolheram esse tema como um dos motivos causadores de conflitos entre familiares e amigos. Em seguida, 36% das pessoas ouvidas no trabalho apontaram as diferenças entre ricos e pobres e outros 30% apontaram questões relativas a conflitos entre imigrantes e a população nativa de cada país.

Apesar de também ser apontadas como um dos acirradores de ânimos, as diferenças religiosas foram a opção de 27% dos que avaliaram os motivos de conflito. Os entrevistados puderam escolher três itens de um total de oito, que incluía também diferenças étnicas (25%), entre homens e mulheres (11%), entre jovens e idosos (11%), e entre os que vivem nas cidades e em zonas rurais (10%).

O Brasil seguiu o ranking global nas duas primeiras posições – diferenças entre visões políticas (54%) e entre pobres e ricos (40%) –, mas deu o terceiro lugar para diferenças religiosas (38%). “O que surpreende nestes resultados é saber que a percepção de sociedade dividida que hoje vemos no Brasil não é um fenômeno apenas local. Outros países do mundo também percebem esta polarização, sendo ela de origem predominantemente política ou não”, comenta Rupak Patitunda, gerente da Ipsos Public Affairs.

 

Veja também

“A vaga é a de vice e o nome é o de Themístocles” Diz Marcelo Castro

O presidente estadual do MDB, deputado federal Marcelo Castro, em entrevista ao Política Dinâmica, afirmou …