Sábado , 21 Abril 2018
Home / Municipios / Uso obrigatório de capacete completa quase oito anos em SJPI

Uso obrigatório de capacete completa quase oito anos em SJPI

Em 11/11/2009 18:48h era postada uma matéria no portal sanjoanense, matéria de autoria do jornalista Wberlanil Dias em que o mesmo entrevistava o então promotor de justiça de São João do Piauí á época Dr. Antônio Charles, na mesma época era o comandante da companhia de polícia militar o então tenente Silas. A entrevista era sobre malversação de recursos públicos por parte da câmara municipal e outro tema abordado era sobre o ajuste de conduta que tratava do uso obrigatório de capacete por parte dos motociclistas em São João do Piauí e região.

À época Dr. Antônio Charles Disse: “Da minha observação pessoal eu entendo que o ajustamento de conduta está sendo cumprido parcialmente pela população de São João do Piauí. Neste momento até queria aproveitar a oportunidade para dar os parabéns a adesão praticamente em massa da população para o cumprimento do ajustamento de conduta, visualmente o que se pode verificar com relação aos capacetes é que está havendo um índice de 90 a 95% de aceitação do ajustamento de conduta”.

Continuou o então promotor: “A motocicleta é um meio de transporte para duas pessoas então essas pessoas tem que ter capacidade para como ele falou para ficar e se manter em cima dessas motos. Então como é um transporte para duas pessoas do jeito que foi feito no termo já é claro, não fica nem subentendido, é claro que os dois passageiros têm que se locomover utilizando seus capacetes, mas do jeito que está acontecendo aqui em São João do Piauí já estou satisfeito, no sentido de que os condutores já estão utilizando os capacetes e tenho observado que tem aumentado bastante o número com relação aos dois passageiros que estão utilizando uma moto.

Para finalizar o promotor disse à época: “É parabenizar a sociedade de São João do Piauí que tem feito desse ajustamento de conduta um sucesso”.

 Bandido de capacete realiza assalto no centro da cidade

O que Dr Antonio Charles não previa era que além de proteção os capacetes também iriam servir para encobrir o rosto de assaltantes, isso esta comprovado em diversos assaltos em São João e região, em cerca de 90% deles os bandidos estavam de capacetes, e vinham de motos. Além das mortes causadas por acidentes com motos em que o capacete não teve o papel fundamental de preservar a vida do motociclista, e houve até mesmo o roubo de um capacete. Ironias a parte a sociedade se pergunta: Seria mesmo necessário o uso de capacetes dentro da cidade? Um questionamento que deve ser feito novamente depois de quase 08 anos do ajuste de conduta que obrigou a todos a pilotarem de capacete em São João. Vale lembrar que em muitos dos municípios piauiense o uso de capacetes não é obrigatório dentro da cidade.

Veja também

Prefeito Maninho de Coronel José Dias antecipa pagamento dos servidores da educação e saúde

A Prefeitura de Coronel José Dias, Maninho,  antecipou para esta quarta-feira (28), o pagamento referente …